manual-release-2538802_1280

O que é Liberação Miofascial

O que é Liberação Miofascial

O sistema fascial é um conjunto de tecidos conjuntivos que se estende por todo o corpo humano, formando uma rede tridimensional contínua que envolve, conecta e separa os diferentes órgãos, músculos, ossos, nervos e vasos sanguíneos.

Além disso, a fáscia é um tecido altamente inervado e vascularizado, o que significa que possui um grande número de terminações nervosas e vasos sanguíneos, permitindo-lhe desempenhar papéis importantes na comunicação e regulação do fluxo sanguíneo e da resposta inflamatória.

No músculo, essa fáscia é chamada de Miofascial. A miofáscia tem um papel importante na dinâmica musculoesquelética, sua habilidade de se ajustar e se adaptar espontaneamente à tensão ou ao alongamento a estabelece como um contribuidor ativo para a estabilidade e mobilidade corporal.

Nos últimos anos, foi dada maior atenção ao papel do sistema fascial na saúde e bem-estar geral, e foi demonstrado que a fáscia pode desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento de várias condições, incluindo musculares e articulares, dor, distúrbios do movimento, problemas posturais e disfunções viscerais.

A liberação miofascial é uma abordagem terapêutica que se concentra no tratamento da fáscia muscular para melhorar a função e reduzir a dor. Essa técnica pode envolver o uso de alongamento, massagem, uso de equipamentos e outros métodos para liberar a tensão e melhorar a circulação no tecido miofascial.

Benefícios da liberação miofascial:

  •  Alívio da tensão muscular;
  •  Melhora da mobilidade;
  •  Liberação de pontos de gatilho;
  •  Reabilitação de lesões;
  •  Relaxamento e bem-estar.

É importante observar que a liberação miofascial deve ser realizada com cuidado, especialmente se você estiver tratando uma lesão ou condição médica específica, e deve ser feita por um profissional qualificado.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione o texto do seu título aqui

Inicie o  técnico com  intuito,  para formação em  massagem terapêutica. Fiz amizades maravilhosas que ficaram até hoje. Na minha época tínhamos  aulas de fisiologia ( com professor Marquinhos) separadas de Anatomia (professor Alexandre), foram momentos de muito aprendizado e desafios enormes. 

Mas que me prepararam para surpreender no curso superior na área de fisioterapia. Com a ótima base e conhecimento,  foi muito fácil passar pelas matérias mais temidas como Anatomia e Fisiologia. Hoje sou a professora e leciono a matéria mais temida.. kkk Anatomia e fisiologia!! 

Tenho orgulho de ser Irei, uma instituição séria com profissionais mais que qualificados, para formar alunos diferenciados e competentes.

Sônia Cidral

Comecei cursando a disciplina de Massoterapia e aos poucos fui gostando das aulas e então resolvi me matricular no curso de Estética também. A escola foi de extrema importância para a minha decisão, pois os professores me surpreenderam na didática ao passar conteúdo, me apaixonei.

Por incrível que pareça eu gostei de todas as aulas, mas Fisiologia, Anatomia e Cosmetologia me desafiaram, me fizeram questionar, pensar e isso contribuiu para meu crescimento.

As práticas foram leves e prazerosas, os ensinamentos dos professores foram claros e objetivos, as dúvidas sempre foram respondidas.

Os estágios me trouxeram o total entendimento do que é ser um Técnico em Massoterapia ou Estética, descobri meu lado humano em tratar, acolher e cuidar das pessoas, e isso não tem preço.

As práticas nas instituições, no Bolshoi, na ADEJ, no Beteusda fizeram com que eu desenvolvesse o raciocínio em “como posso contribuir neste caso”.

As experiências foram marcantes, emocionantes e me tornaram uma pessoa melhor e um profissional responsável.

Hoje tenho meu espaço, trabalho com entusiasmo, sou bem remunerada e amo o que faço, no começo foi difícil? Foi! Mas a chave do sucesso é você se dedicar, continuar estudando e principalmente não ser influenciado por modismos, questione!

Elaine Fidêncio