Artigo – Os benefícios do Shiatsu no tratamento da insônia – Estudo de caso

Resumo: A insônia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou a percepção de um sono não-reparador, está relacionada com a fadiga excessiva e queda de rendimento. Sendo o objetivo do estudo verificar a eficácia do Shiatsu no tratamento da insônia em um voluntário com dificuldade para adormecer e sonolência durante o dia. Utilizando protocolo de Shiatsu e manobras de alongamento na cabeça, membros inferiores e membros superiores. Após realizar 8 sessões e analisar comparativo do questionário utilizado, observa-se uma melhora na qualidade de sono do voluntário. Conclui-se que a técnica é eficaz no tratamento da insônia.

Palavras-chaves: Shiatsu, Acupressão, Insônia.

Autora: Iane Niehues dos Santos.
Orientador: Gabriel Montagnoli Steiner.

REFERÊNCIAS

  • ALVES, Maysa Bonfleur et al. Avaliação de usuários de uma unidade básica de saúde ao tratamento de lombalgia por acupressão e acupuntura. 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119092>. Acesso em: 02/03/2021.
  • BRAUN, Ivan Mario. Quais os riscos, em longo prazo, das medicações para dormir?. Disponível em: <http://www.onortao.com.br/noticias/quais-os-riscos-em-longo-prazo-das-medicacoe s-para-dormir,53526.php>. Acesso em: 11/12/2020.
  • CAMPIGLIA, Helena. Psique e Medicina Tradicional Chinesa. São Paulo: Ícone, 2018
  • DONATELLI, Sidney. Caminhos de Energia: Atlas dos Meridianos e Pontos Para Massoterapia e Acupuntura. 2o Ed. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
  • JAHARA-PRADIPTO, Mario. Zen Shiatsu: equilíbrio energético e consciência do corpo. São Paulo: Summus, 1986.
  • LIDELL, Lucy. Novo livro de massagem: guia passo a passo de técnicas orientais e ocidentais. São Paulo: Manole, 2002.
  • LUNDBERG, Paul. O Livro do Shiatsu: Vitalidade e saúde por meio da arte do toque. São Paulo: Manole, 1998.
  • NAMIKOSHI, Toru. O Livro Completo da Terapia Shiatsu. Rio de Janeiro: Manole, 1981.
  • PASSOS, Giselle Soares et al. Tratamento não farmacológico para a insônia crônica. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 29, n. 3, p. 279-282, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462007000300016 &lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12/12/2020.
  • SOUZA, Wanderley. Shiatsu dos meridianos: Um guia passo a passo. São Paulo: Editora Senac, 2005.
  • SUSSMANN, David J.. Que é a acupuntura? São Paulo: Círculo do Livro, 1975.
  • TEEGUARDEN, Iona Marsaa. Acupressão: o caminho para a saúde: jin shin do. Manole, 2000.
  • 16
  • VACCHIANO, Aridinéa. Shiatsu facial: A arte do rejuvenescimento. São Paulo, Sp: Ground, 2000.
  • VARELA, M. J. V.; CARVALHO, J. E. C.; VARELA, M.; POTASZ, C.; PRADO, L. B.; CARVALHO, L. B. C.; PRADO, G. F. DO. Insônia: doença crônica e sofrimento. Revista Neurociências, v. 13, n. 4, p. 183-189, 31 dez. 2005. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/8791/6325>. Acesso em: 12/12/2020.
  • YUAN, Susan Lee King. Eficácia do Shiatsu na dor, sono, ansiedade, nível de confiança no equilíbrio e qualidade de vida de indivíduos com fibromialgia: um ensaio clínico controlado. 2012. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/119092/249156.pdf?sequenc e=1&isAllowed=y>. Acesso em: 02/03/2021.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione o texto do seu título aqui

Inicie o  técnico com  intuito,  para formação em  massagem terapêutica. Fiz amizades maravilhosas que ficaram até hoje. Na minha época tínhamos  aulas de fisiologia ( com professor Marquinhos) separadas de Anatomia (professor Alexandre), foram momentos de muito aprendizado e desafios enormes. 

Mas que me prepararam para surpreender no curso superior na área de fisioterapia. Com a ótima base e conhecimento,  foi muito fácil passar pelas matérias mais temidas como Anatomia e Fisiologia. Hoje sou a professora e leciono a matéria mais temida.. kkk Anatomia e fisiologia!! 

Tenho orgulho de ser Irei, uma instituição séria com profissionais mais que qualificados, para formar alunos diferenciados e competentes.

Sônia Cidral

Comecei cursando a disciplina de Massoterapia e aos poucos fui gostando das aulas e então resolvi me matricular no curso de Estética também. A escola foi de extrema importância para a minha decisão, pois os professores me surpreenderam na didática ao passar conteúdo, me apaixonei.

Por incrível que pareça eu gostei de todas as aulas, mas Fisiologia, Anatomia e Cosmetologia me desafiaram, me fizeram questionar, pensar e isso contribuiu para meu crescimento.

As práticas foram leves e prazerosas, os ensinamentos dos professores foram claros e objetivos, as dúvidas sempre foram respondidas.

Os estágios me trouxeram o total entendimento do que é ser um Técnico em Massoterapia ou Estética, descobri meu lado humano em tratar, acolher e cuidar das pessoas, e isso não tem preço.

As práticas nas instituições, no Bolshoi, na ADEJ, no Beteusda fizeram com que eu desenvolvesse o raciocínio em “como posso contribuir neste caso”.

As experiências foram marcantes, emocionantes e me tornaram uma pessoa melhor e um profissional responsável.

Hoje tenho meu espaço, trabalho com entusiasmo, sou bem remunerada e amo o que faço, no começo foi difícil? Foi! Mas a chave do sucesso é você se dedicar, continuar estudando e principalmente não ser influenciado por modismos, questione!

Elaine Fidêncio