Na sua trajetória para completar 30 anos desde sua fundação em 1995, já passou por muitos desafios, momentos decisivos, assim como já esteve em muitos lugares. No começo a sigla IREI, significava Instituto de Reabilitação Integrado, fundado por Eliane Zulauf Kasten – que infelizmente veio a falecer em Janeiro de 2020 – ela ficou à frente da gestão da instituição por mais de 18 anos, junto de suas filhas. E há mais de 10 anos, Juliane Bauer está à frente da gestão do IREI.
Primeiro local onde começaram as atividades do instituto, foi em uma casa, de forma muito humilde, e como é de se esperar em Joinville, quando chovia, pingava nos 4 cantos casa, com muita perseverança, o instituto passou para um prédio de dois andares ainda próximo ao hospital Infantil de Joinville, após alguns anos neste local, Juliane Bauer, veio somar a equipe a fim de implementar novos cursos na instituição.
Infelizmente com agravamento da saúde de sua fundadora, a mesma oferece o instituto IREI para gestão por uma de suas filhas Eliza Kasten e Juliane Bauer, que logo após veio assumir totalmente a gestão do instituto. Sendo sua primeira atitude transferir o instituto para um local mais adequado, seguindo todas normas de segurança e acadêmicas – nosso antigo endereço Rua Otto Boehm, 100 – onde permanecemos por mais de 8 anos, assim como mudança do logo e significado de sigla, que passava significar: Instituto Referência em Educação Integrada – IREI.
Em 2023 foi dado um passo muito importante para a instituição, mudança da nossa sede para dentro da Faculdade Guilherme Guimbala – Travessa São José, 490 acesso ao estacionamento terceirizado, Rua Pastor Fritz Buhler, 969 acesso de pedestres. – sonho de longa data da fundadora do Instituto IREI, que graduou-se pela faculdade em fisioterapia. Na nova sede foram acrescentados os benefícios: primeiro instituto técnico com laboratório completo de anatomia, ampla cantina, ampla biblioteca, amplo estacionamento terceirizado, segurança 24h, ambiente arborizado e claro estar no coração da saúde Joinvilense.
A mudança foi muito bem recebida por todos professores, comunidade acadêmica, estreitando ainda mais a parceria de anos que já existia entre ambas instituições e compromisso em formar profissionais de alto nível no eixo saúde, em nível técnico e superior. Para os próximos anos, existem muitos projetos, novos cursos que com certeza farão diferença naqueles que optam por uma instituição séria, de referência no ensino técnico no eixo saúde.