post4

Profissionalizante, Técnico ou Graduação

Se você está procurando qual curso fazer ou melhor, se um profissionalizante, um técnico ou graduação, deve ter se deparado com muitas dúvidas ao longo da caminho, fique tranquilo no texto de hoje vamos tirar todas suas dúvidas e no fim você consiga definir qual é seu momento, qual modelo se encaixa para você! 

Mais importante antes de você saber qual modalidade é melhor para você, é necessário saber antes o que você quer realmente. Por exemplo, áreas do saber, desde do geral até o mais específico, por exemplo: Exatas ou Humanas.

Tenho certeza que você está pela Humanas, onde podemos encontrar por exemplo Saúde e Meio Ambiente, que podemos ter até mesmo engenharia ambiental até curso técnico de estética IREI. Mas não apenas isso, talvez o que seja mais importante para você agora seja: quero mudar de carreira e/ou seguir meu sonho de atuar na saúde! 

É bem provável que você deseja que isso seja o quanto antes, pois talvez precisou deixar esse sonho adiado por muito tempo, talvez por desafios pessoais ou profissionais, mas agora você decidiu que vai realizar, para isso vamos te apresentar os tipos de modalidades: 


Curso Profissionalizante:

São cursos que são de rápida conclusão, ideal quando você precisa mudar rapidamente ou ter um extra logo, sem necessidade formação no ensino médio, e que possa começar logo. Porém existem limitações quanto o que pode ou não fazer, assim como o valor pago por atendimento é menor comparado a outras modalidades, de 25 a 80 reais.

Pontos Positivos: Rápida Conclusão; Baixo custo de investimento; Baixo custo para começar a trabalhar; Rápida contratação.

Pontos a considerar: Dificuldade Média para empreender; Dificuldade para conseguir liberação para atuação; Vai ser mais limitado quanto ao que pode fazer; Pouco reconhecimento ou valorização pelo público. 


Observações: muitos confundem cursos profissionalizantes, com Cursos técnicos, isso é comum pois muitas vezes pode se encontrar Curso Técnico Profissionalizante, mas a principal diferença é que o profissionalizante não necessita de ensino médio, já o técnico sim. 


Curso Técnico: 

São cursos com média duração, a depender da instituição ensino e sua matriz curricular pode ter de 6 a 24 meses de duração, assim como área do conhecimento, que definido pelo MEC tem obrigação de entregar um mínimo de horas, sendo para área da saúde obrigatório ter 1200h, assim como estágio é item obrigatório, que é o caso do Instituto IREI. Assim como em sua conclusão o valor por atendimento será maior, iniciando de 80 até 250 reais por atendimento, além de poder atuar como responsável técnico por alguma clínica, ou abrir a própria clínica.

Pontos positivos: Alia prática com teoria; Segurança para atender e empreender; Rápido retorno do valor investido em médio prazo; Maior valor agregado por atendimento; Alto reconhecimento pelo mercado e clientes; Reconhecido pelo MEC, de baixo a médio valor para abrir a própria clínica. 

Pontos a considerar: Tempo médio para conclusão do curso; Investimento de materiais é de médio valor; Técnicas ou equipamentos que são de nível superior não podem ser utilizadas. 


Curso de Graduação: 

São cursos de longa duração, principalmente na área da saúde, são 5 até mesmo 6 anos de duração, também precisam atender a um mínimo de carga horária, e estágio obrigatório, quando concluído o curso, você pode começar a cobrar de 150 até mesmo 500 reais por atendimento. Porém durante o curso é muito difícil que já consiga atuar na área, vai ter que esperar mais tempo para começar atuar e ser reconhecido na área que escolheu. 

Pontos positivos: Maior aprofundamento e prática na área; Maior reconhecimento de mercado; Amplia as possibilidades de atuação; Desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos; Reconhecido pelo MEC; Grande valor agregado por atendimento. 

Pontos a considerar: Longo tempo até conclusão, Investimento muito alto em livros, materiais durante curso; Demora dificuldade de estágios ou atuar durante o curso da área escolhida; Quando formado demora mais para se estabelecer profissionalmente. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se você tem o perfil que deseja baixo investimento, rápida conclusão, cursos profissionalizantes pode ser sua opção, porém é importante se ater que retorno por atendimento também será menor. 

Caso você quer baixo investimento, conclusão média, com reconhecimento pelo MEC, podendo abrir sua clínica ou ser responsável por uma, ter excelente retorno de investimento o Curso Técnico é melhor opção para você, até por que é muito comum que muitos que o fazem pagam a Graduação com retorno de seu trabalho como Técnico na área que estudou. 
Agora se você tem como custear o valor mensal de uma graduação e pode esperar até se formar, de 5 a 6 anos, para então ter o retorno do seu investimento, a graduação é uma ótima escolha para você!

Nos diga nos comentários, qual você percebe que é melhor para você nesse momento, profissionalizante, técnico ou graduação? Caso tenha alguma pergunta fique a vontade para perguntar também!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione o texto do seu título aqui

Inicie o  técnico com  intuito,  para formação em  massagem terapêutica. Fiz amizades maravilhosas que ficaram até hoje. Na minha época tínhamos  aulas de fisiologia ( com professor Marquinhos) separadas de Anatomia (professor Alexandre), foram momentos de muito aprendizado e desafios enormes. 

Mas que me prepararam para surpreender no curso superior na área de fisioterapia. Com a ótima base e conhecimento,  foi muito fácil passar pelas matérias mais temidas como Anatomia e Fisiologia. Hoje sou a professora e leciono a matéria mais temida.. kkk Anatomia e fisiologia!! 

Tenho orgulho de ser Irei, uma instituição séria com profissionais mais que qualificados, para formar alunos diferenciados e competentes.

Sônia Cidral

Comecei cursando a disciplina de Massoterapia e aos poucos fui gostando das aulas e então resolvi me matricular no curso de Estética também. A escola foi de extrema importância para a minha decisão, pois os professores me surpreenderam na didática ao passar conteúdo, me apaixonei.

Por incrível que pareça eu gostei de todas as aulas, mas Fisiologia, Anatomia e Cosmetologia me desafiaram, me fizeram questionar, pensar e isso contribuiu para meu crescimento.

As práticas foram leves e prazerosas, os ensinamentos dos professores foram claros e objetivos, as dúvidas sempre foram respondidas.

Os estágios me trouxeram o total entendimento do que é ser um Técnico em Massoterapia ou Estética, descobri meu lado humano em tratar, acolher e cuidar das pessoas, e isso não tem preço.

As práticas nas instituições, no Bolshoi, na ADEJ, no Beteusda fizeram com que eu desenvolvesse o raciocínio em “como posso contribuir neste caso”.

As experiências foram marcantes, emocionantes e me tornaram uma pessoa melhor e um profissional responsável.

Hoje tenho meu espaço, trabalho com entusiasmo, sou bem remunerada e amo o que faço, no começo foi difícil? Foi! Mas a chave do sucesso é você se dedicar, continuar estudando e principalmente não ser influenciado por modismos, questione!

Elaine Fidêncio